criação de uma cidade global que conjugará um estilo de vida único e sustentável numa nova geografia de inovação e conhecimento tecnológico é o objetivo do Innovation District, projeto que prevê um investimento privado de 800 milhões de euros e a criação de 17.000 postos de trabalho em Almada, no Monte da Caparica e na zona envolvente de Porto Brandão.

Está prevista a construção de 1.000 novos fogos habitacionais e de uma área de 250.000 metros quadrados (m2) para a implementação de novas atividades económicas e de 86.000 m2 de infraestruturas turísticas.

O projeto, que foi apresentado em 17 de março de 2021, promete uma nova centralidade e a internacionalização da região da grande Lisboa e contribuirá para a recuperação económica de Portugal num cenário pós-pandemia da Covid-19.

Trata-se de um projeto que integra uma área total de 399 hectares de intervenção, dos quais 110 hectares são zonas verdes. Está prevista a chegada de 4.500 habitantes à nova cidade.  “Com base no conceito ‘Live-work-play’, o Innovation District será uma cidade única e plural, desenhada para elevar a qualidade de vida de cada um dos seus habitantes”. Além disso os vários pontos de atração do projeto estarão a uma curta distância de 15 minutos. Por último, é um projeto focado em criar uma comunidade criativa, diversificada, energética e sustentável, inspirada por uma melhor qualidade de vida”, lê-se no documento.

O projeto destaca-se também pela preocupação ambiental em desenvolver uma nova cidade sustentável, ancorada nos objetivos definidos pelo desenvolvimento sustentável até 2030 e pela neutralidade carbónica em 2050, integrando assim um conjunto de soluções ambientais inovadoras. 


Entre outros objetivos ambientais, o Innovation District visa criar uma comunidade energética com produção própria, sustentável e neutra em carbono, estruturar o desenvolvimento urbano em torno dos parques verdes, introduzir modos de mobilidade suave e integrar, também, métodos e soluções construtivas ecológicas e sustentáveis.


FONTE: IDEALISTANEWS

#investimentoimobiliario #noticiasdoimobiliario #mercadoimobiliario #comprarcasa